Citroën BH France

Av. Presidente Antônio Carlos, 3860, São Francisco, Belo Horizonte - MG

Geral Concessionária

(31) 2116-1100

Agendamento de Serviços

(31) 4009-4090

Vendas Diretas

(31) 4009-4021

Home Blog

Blog Bh France

Por que houve um aumento do imposto de pneus importados?

Aumento de 16% para 35%


Primeiramente, a proposta de aumento do preço dos pneus importados partiu da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP). Ou seja, a organização avaliou mudanças no Imposto de Importação, de tal modo que os transportadores vão aplicar a diferença sobre o preço final do produto. Com isso, o serviço de manutenção dos veículos tende a sair mais caro para os motoristas. 

Ao mesmo tempo, a Associação Brasileira dos Importadores e Distribuidores de Pneus (Abidip) já antecipou que, com a aprovação da proposta pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), o valor poderia subir para 16% para os pneus de carros de passeio.

Já o aumento para veículos de grande porte, isto é, caminhões e ônibus, seria de 25%.


Qual a justificativa para a mudança?


Com o intuito de compreender o cenário, vale tomar nota que a Abidip aponta a concentração do mercado nas mãos dos fabricantes nacionais, que controlam 63,06% da participação, enquanto as 180 empresas importadoras, que representam 36,94% do mercado, enfrentam a ameaça de terem suas operações inviabilizadas devido ao aumento da alíquota. 

De acordo com Janderson Maçanero, um dos líderes dos transportadores autônomos, o aumento desse imposto impactará severamente os custos dos caminhoneiros, tendo em vista que os pneus são o 2º maior custo operacional, logo atrás do diesel. "O aumento terá um impacto significativo no custo por quilômetro rodado, afetando toda a cadeia de transporte rodoviário e, por consequência, o custo de vida da população", afirma Maçanero.

Nesse sentido, a Abidip contesta as justificativas dos fabricantes nacionais sobre a polêmica dos pneus importados, como também adverte o governo em relação aos potenciais efeitos negativos para a economia do Brasil. Aliás, ela ressalta que, há uma década, a indústria nacional de pneus vem sendo protegida por medidas antidumping contra produtos chineses.

Apesar de o transporte rodoviário ser o setor que mais reivindicou contra o aumento, os motoristas também declaram preocupação. Ademais, vale mencionar que um aumento de 35%, por exemplo, resulta no fechamento de muitas empresas e na consequente perda de empregos.


Qual o papel da indústria nacional?


Por outro lado, a ANIP alega que a competição com produtos importados é injusta. Em entrevista ao portal Transporte Moderno, Klaus Curt Muller, presidente da associação, afirmou que os preços dos pneus importados da Ásia estão bem abaixo dos custos das matérias-primas usadas na produção nacional.

De acordo com dados da Receita Federal obtidos pela ANIP, metade das importações chega ao Brasil com um preço aproximado de US$2,65/kg, enquanto o preço médio da borracha natural é de US$2,12/kg. 

Antonio Jorge Martins, coordenador de cursos da FGV, acredita que este é um momento oportuno para que a indústria nacional reflita sobre seu avanço em termos de competitividade. "Para atrair novos investimentos que diminuam a viabilidade das importações de pneus, a indústria tem considerado sugerir ao governo um aumento nas tarifas aduaneiras, com prazos de amortização alinhados aos novos investimentos realizados".


Até o momento, ainda não há uma deliberação oficial para a pauta. Continue acompanhando o nosso blog para saber tudo sobre o aumento de pneus importados. 


Além disso, conte com o e-commerce do Grupo Jorlan para garantir peças de qualidade e com preço justo.


Referências:

Transporte Moderno

O Tempo

AutoMundo

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(31) 4009-4040

Adicionamos você também