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20 de agosto, 2024
Aumento de 16% para 35%
Primeiramente, a proposta de aumento do preço dos pneus importados partiu da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP). Ou seja, a organização avaliou mudanças no Imposto de Importação, de tal modo que os transportadores vão aplicar a diferença sobre o preço final do produto. Com isso, o serviço de manutenção dos veículos tende a sair mais caro para os motoristas.
Ao mesmo tempo, a Associação Brasileira dos Importadores e Distribuidores de Pneus (Abidip) já antecipou que, com a aprovação da proposta pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), o valor poderia subir para 16% para os pneus de carros de passeio.
Já o aumento para veículos de grande porte, isto é, caminhões e ônibus, seria de 25%.
Qual a justificativa para a mudança?
Com o intuito de compreender o cenário, vale tomar nota que a Abidip aponta a concentração do mercado nas mãos dos fabricantes nacionais, que controlam 63,06% da participação, enquanto as 180 empresas importadoras, que representam 36,94% do mercado, enfrentam a ameaça de terem suas operações inviabilizadas devido ao aumento da alíquota.
De acordo com Janderson Maçanero, um dos líderes dos transportadores autônomos, o aumento desse imposto impactará severamente os custos dos caminhoneiros, tendo em vista que os pneus são o 2º maior custo operacional, logo atrás do diesel. "O aumento terá um impacto significativo no custo por quilômetro rodado, afetando toda a cadeia de transporte rodoviário e, por consequência, o custo de vida da população", afirma Maçanero.
Nesse sentido, a Abidip contesta as justificativas dos fabricantes nacionais sobre a polêmica dos pneus importados, como também adverte o governo em relação aos potenciais efeitos negativos para a economia do Brasil. Aliás, ela ressalta que, há uma década, a indústria nacional de pneus vem sendo protegida por medidas antidumping contra produtos chineses.
Apesar de o transporte rodoviário ser o setor que mais reivindicou contra o aumento, os motoristas também declaram preocupação. Ademais, vale mencionar que um aumento de 35%, por exemplo, resulta no fechamento de muitas empresas e na consequente perda de empregos.
Qual o papel da indústria nacional?
Por outro lado, a ANIP alega que a competição com produtos importados é injusta. Em entrevista ao portal Transporte Moderno, Klaus Curt Muller, presidente da associação, afirmou que os preços dos pneus importados da Ásia estão bem abaixo dos custos das matérias-primas usadas na produção nacional.
De acordo com dados da Receita Federal obtidos pela ANIP, metade das importações chega ao Brasil com um preço aproximado de US$2,65/kg, enquanto o preço médio da borracha natural é de US$2,12/kg.
Antonio Jorge Martins, coordenador de cursos da FGV, acredita que este é um momento oportuno para que a indústria nacional reflita sobre seu avanço em termos de competitividade. "Para atrair novos investimentos que diminuam a viabilidade das importações de pneus, a indústria tem considerado sugerir ao governo um aumento nas tarifas aduaneiras, com prazos de amortização alinhados aos novos investimentos realizados".
Até o momento, ainda não há uma deliberação oficial para a pauta. Continue acompanhando o nosso blog para saber tudo sobre o aumento de pneus importados.
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Referências:
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