NEWSLETTER
Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!
Av. Presidente Antônio Carlos, 3860, São Francisco, Belo Horizonte - MG
(31) 4009-4040
Geral Concessionária
(31) 2116-1100
Novos
(31) 2116-1105
Seminovos
(31) 2116-1106
Agendamento de Serviços
(31) 4009-4090
Vendas Diretas
(31) 4009-4021
26 de dezembro, 2023
Sem dúvida, uma viagem de carro proporciona experiências únicas, te aproximando intensamente de diferentes culturas e pessoas. Quem decide sair da fronteira consegue colecionar rotas e estradas completamente diferentes daquelas vinculadas à rotina. Por isso, para quem ama dirigir, se aventurar nos países vizinhos é uma meta que merece ser cumprida em 2024.
Porém, antes de colocar as bagagens no porta-malas, é imprescindível saber alguns detalhes que ninguém te conta. Acompanhe a seguir!
Quais documentos levar?
Primeiramente, organize todos os documentos, tendo atenção sobre possíveis especificidades dos países que deseja visitar durante a sua viagem de carro. Normalmente, você deve levar seu Registro Geral (RG) atualizado, sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e a documentação do carro em dia. Ou seja, certifique-se de que todas as taxas estejam devidamente pagas para evitar problemas em caso de fiscalização.
Entretanto, o que muitos motoristas desconhecem é a necessidade de fazer um seguro especial conhecido como Carta Verde. Tal exigência existe, porque esse tipo de proteção é válida para viajar nos países do Mercosul (Mercado Comum do Sul), oferecendo cobertura para danos causados a terceiros.
Vale mencionar que o seu valor varia conforme o período em que o automóvel estiver circulando no exterior. De qualquer modo, seguradoras comuns costumam emitir a apólice.
Se a sua intenção for visitar o Chile, saiba que o país pede um seguro exclusivo: o SOAPEX.
Equipamentos do automóvel
Ao mesmo tempo, ao realizar um serviço de check-up minucioso serão trocados equipamentos e peças que podem estar danificados ou fora do prazo de validade. Entretanto, há alguns adereços específicos para a viagem de carro em países da América do Sul. Por exemplo, ao planejar uma ida à Argentina, é obrigatório ter um triângulo reserva e um extintor de incêndio.
Para o Chile, além desses dois itens, você precisa comprar um colete reflexivo. Tal exigência existe para te proteger caso necessite parar na estrada.
E, se for para locais com incidência de neve, não se esqueça de adquirir correntes para os pneus.
Posso atravessar a fronteira com veículo alugado?
Ao fazer uma viagem de carro, este deve estar registrado no nome de um dos viajantes a bordo. Portanto, automóveis alienados ou financiados podem sair do país somente com uma autorização emitida pela instituição de crédito.
Por outro lado, ao pegar o veículo emprestado com alguém, redija tal autorização e leve a um cartório para atestar sua validade através da Apostila de Haia. Contudo, só é permitido atravessar a fronteira com carros de familiares até o segundo grau.
Já ao alugar um modelo, avise a locadora sobre a sua intenção de sair do país para ela liberar a ACM (Autorização para Circulação no Mercosul).
Agora que você já sabe os principais pontos para fazer uma viagem de carro inesquecível, que tal dar uma olhada nas ofertas da Citroën BH France e garantir um modelo à altura da sua aventura?
Acompanhe nossas redes sociais: Instagram e Facebook
Referências:
Voltar
teste