NEWSLETTER
Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!
Av. Presidente Antônio Carlos, 3860, São Francisco, Belo Horizonte - MG
(31) 4009-4040
Geral Concessionária
(31) 2116-1100
Novos
(31) 2116-1105
Seminovos
(31) 2116-1106
Agendamento de Serviços
(31) 4009-4090
Vendas Diretas
(31) 4009-4021
20 de agosto, 2024
Primeiramente, o mofo no ar-condicionado não impede o funcionamento de seu sistema. Nesse sentido, muitos motoristas continuam usando o item sem se dar conta de que o hábito pode fazer bastante mal à saúde. Portanto, realizar o check-up é uma excelente forma de detectar tal adversidade que tende a passar despercebida.
Entenda melhor a seguir!
Sinais de problemas no ar-condicionado
Sem dúvida, apesar de o mofo no ar-condicionado, muitas vezes, não ser sentido pelo odor, alguns sinais auxiliam na identificação do problema. Dessa maneira, o sintoma mais evidente é a perda de eficiência do ar. Ou seja, há uma redução no fluxo de ar que circula pelas saídas, especialmente quando o sistema de recirculação está desligado. Isso ocorre porque, com o tempo, o filtro do ar-condicionado acumula sujeira e impurezas, tornando-se menos eficiente.
Quando o filtro fica muito sujo, ele começa a bloquear a passagem de ar, o que resulta em uma diminuição perceptível no volume de ar. A função de recirculação, por outro lado, ajuda a preservar o filtro, pois impede que ele absorva mais impurezas externas.
Portanto, se você notar que o ar-condicionado está com um fluxo de ar reduzido, pode ser um sinal de que o filtro está saturado e precisa ser substituído para evitar o acúmulo de mofo e outros problemas.
E, claro, o odor também pode ser presenciado.
Quando o mofo costuma surgir?
Inegavelmente, muitas pessoas acreditam que o mofo no ar-condicionado surge apenas nos dias chuvosos. No entanto, ele é formado em outros contextos, especialmente se houver derramamento de líquido no veículo.
Em épocas frias, por exemplo, já é bastante complicado secar alguma bebida que tenha caído nos bancos. Consequentemente, isso facilita a proliferação de fungos, levando ao mofo.
Ainda, quando o veículo permanece fechado por bastante tempo, a situação também é crítica.
Como eliminar o problema?
Com toda a certeza, a forma mais eficaz de se livrar do mofo no ar-condicionado tem a ver com a troca do filtro dele e da cabine.
Todavia, não deixe de observar se outras partes do interior do veículo não estão mofadas. Afinal, o mofo pode proliferar, afetando partes que ainda estavam intactas.
Logo, procure indícios de fungos ou simplesmente faça a limpeza de carpetes, bancos, cintos, porta-malas e estofados em geral.
Evitando o problema
Para prevenir a proliferação de mofo não apenas no ar-condicionado, como também no interior do carro, é importante adotar algumas práticas simples:
No e-commerce do Grupo Jorlan, você encontra peças para o seu ar-condicionado com preço justo. Confira agora mesmo!
Referências:
Voltar
teste